ORIENTAÇÕES DA COPASA PARA LIGAÇÃO DE ESGOTO
Confira as orientações da Copasa para a ligação de esgotamento sanitário.
Publicado em 25/03/2021 10:12 - Atualizado em 25/03/2021 10:31
A COPASA desenvolveu uma cartilha para orientar os consumidores sobre a ligação de esgotamento sanitário.
Fique atento às orientações. Qualquer dúvida, entre em contato direto com a Companhia (COPASA - MG) pelos canais de atendimento.
Informativo para download: CARTILHA COPASA
ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA
A Copasa informa que, devido ao agravamento da pandemia de Covid-19, o atendimento em suas agências físicas será única e exclusivamente pré-agendado para os seguintes serviços:
- Religação de água
- Negociação de débitos
- Ligação nova de água/esgoto
Os agendamentos serão confirmados por meio telefônico, a partir de hoje (8 de março). Dessa maneira, a Copasa colabora com a redução de circulação de pessoas e, ao mesmo tempo, segue garantindo atendimento a seus clientes.
A Copasa pede a seus clientes que não se desloquem para as agências sem estarem previamente agendados. As agências estarão com portas fechadas e somente admitirão a entrada de clientes que estejam com agendamento. ??
Todos os serviços prestados nas agências físicas são oferecidos nos canais virtuais, acessíveis pelo site da COPASA (copasa.com.br).
A Copasa agradece a compreensão e pede a colaboração de todos para superarmos este difícil momento.
Fiquem em Casa! Protejam-se! Usem os canais virtuais para atendimento! ??????
Fonte: Copasa (@copasamg)
Como funciona o sistema de esgotamento sanitário
Os esgotos domésticos e não domésticos produzidos são coletados dentro das residências, comércios ou indústrias por meio de tubulações hidráulico-sanitárias (ramais internos) de responsabilidade do proprietário até a interligação no PL (Poço Luminar) localizado no passeio. Estas conduzem os esgotos para as ligações prediais que se interligam às redes coletoras por meio dos coletores secundários.
O esgoto coletado nas redes escoa por gravidade, utilizando no máximo 75% do diâmetro da tubulação. Assim, é necessário que as tubulações sejam implantadas com declividades adequadas para garantir o escoamento por gravidade e o arraste dos sólidos contidos nos esgotos. Os coletores secundários conduzem os esgotos para os coletores tronco.
O coletor tronco é o coletor principal, que recebe a contribuição dos coletores secundários, conduzindo os efluentes para um interceptor ou emissário.
O interceptor é uma tubulação que recebe os coletores ao longo de sua extensão, não recebendo ligações prediais diretas.
O emissário é uma tubulação que transporta os esgotos a um destino (estação de tratamento, lançamento final, elevatória), sem receber nenhuma contribuição ao longo de sua extensão.
Em algumas situações são necessárias as estações elevatórias, que objetivam a transferência dos esgotos de uma cota mais baixa para outra mais alta, ou a transposição de sub-bacias por meio de bombeamento.
As unidades anteriores se destinam ao transporte dos esgotos para a estação de tratamento, onde ocorrerá a depuração dos esgotos para possibilitar o seu retorno aos corpos d’água.
http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/esgotamento-sanitario/ligacao-de-esgoto
por SECOM