11ª Conferência Municipal de Assistência Social
Com o tema ?20 anos do SUAS ? Construção, Proteção Social e Resistência?, São Joaquim de Bicas realizou a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social.
Publicado em 07/07/2025 13:56
Com o tema “20 anos do SUAS – Construção, Proteção Social e Resistência”, São Joaquim de Bicas promoveu, nesta sexta-feira (27), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e a comunidade. Estiveram presentes o prefeito Matheus Resende, o vice prefeito Arnaldo Batista, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Rosa, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Caique Martins, o presidente da Câmara Municipal, Edilson Gouveia, além de secretários e vereadores.
O evento reuniu gestores, sociedade civil e usuários dos serviços dos CRAS, reforçando o compromisso com a construção coletiva de políticas públicas que priorizam a proteção social e os direitos da população.
A secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Rosa, destacou na abertura do evento “A Conferência é um espaço democrático e plural, onde cada voz tem importância e cada ideia conta. É aqui que construímos, juntos, os caminhos para fortalecer o SUAS e garantir a proteção social que a nossa população merece. A participação de cada um aqui hoje mostra que podemos sonhar e realizar, juntos, uma assistência social mais humana, acolhedora e eficiente em São Joaquim de Bicas.”
Durante o evento, o prefeito Matheus Resende fez um anuncio “É com muita alegria que compartilho com vocês que em breve daremos início a construção de um novo CRAS no bairro Pedra Branca, ampliando o cuidado e o acolhimento para quem mais precisa, e tem mais, a tão aguardada inauguração da UBS do bairro Primavera”.
Ele reforçou a importância da participação da população nesses momentos de troca, que buscam melhorias para toda a população do município.
Foi feita a leitura do regimento da conferência, reforçando o caráter institucional e participativo do encontro. A programação cultural contou com a execução dos hinos Nacional e Municipal pela maestra Maria da banda Educarte, apresentações dos usuários dos CRAS Marques, Nazaré e Central, exposição de artesanato de artistas de associações da cidade e uma apresentação especial do grupo de capoeira ACAL – Associação de Capoeira Arte Livre.
Foram discutidas e aprovadas propostas colhidas durante as pré-conferências realizadas nos dias 12 de junho no CRAS Marques, 17 de junho no CRAS Central e 18 de junho no CRAS Nazaré.
As propostas foram votadas de forma organizada de acordo com os cinco eixos temáticos do SUAS:
Eixos Temáticos e Propostas Aprovadas:
Eixo 1: Universalização do acesso e integração das ofertas dos serviços e benefícios do SUAS
Ampliar rotas e horários do transporte social (Expressinho).
Implementar programa de Jovem Aprendiz no município.
Eixo 2: Qualificação e estruturação das instâncias de gestão e do controle social
Implementar novas tecnologias e ferramentas de gestão para otimizar os serviços socioassistenciais.
Valorização salarial dos profissionais do SUAS.
Eixo 3: Integração das ofertas e fortalecimento das trajetórias intersetoriais no SUAS
Criar programas e projetos para geração de trabalho e renda às famílias em situação de vulnerabilidade.
Realização de grupos nos territórios para acompanhamento e fortalecimento de vínculos.
Eixo 4: Democratização do acesso, informação e comunicação
Promover a formação de conselheiros e lideranças comunitárias para fortalecer o controle social.
Garantir comunicação acessível a pessoas com deficiência, com uso de Libras, legendas e outros recursos.
Eixo 5: Financiamento e sustentabilidade do SUAS
Construção de um Centro Dia.
Construção do novo CRAS no bairro Marques
Eleição dos Delegados para as Conferências Estadual e Nacional:
Também foi realizada a eleição dos delegados para representar o município nas esferas Estadual e Nacional.
Foram eleitos 6 delegados, representando os diferentes segmentos que compõem o SUAS, 3 representantes do Governo, 1 representando os usuários dos serviços, 1 Representante dos trabalhadores do SUAS, 1 representante das entidades e organizações civil, cada um com seu respectivo suplente:
Representantes do Governo:
Titulares: Marcos, Darley e Kaike Brian
Suplentes: Aline, Caike Martins e Fátima Maia
Usuários dos Serviços:
Titular: Maria
Suplente: Sr. José
Trabalhadores do SUAS:
Titular: Moreno
Suplente: Brenda
Entidades e Organizações da Sociedade Civil:
Titular: Pastor Eliseu
Suplente: Fábio (ACCB)
A 11ª Conferência reafirmou o compromisso do município com uma assistência social fortalecida, democrática e comprometida com a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade.
por Ascom